Intel Core i3 é Bom? Ou é um processador antigo (ultrapassado) ?



Hoje um cliente me fez essa pergunta e não foi o primeiro, já tenho ouvido variações dessa pergunta e até mesmo afirmações desse tipo, por isso resolvi escrever esse artigo para que você consiga escolher bem o processador do computador que vai comprar para não comprar gato por lebre.

Pra você que não é da área de tecnologia me entender melhor, vamos falar de carros e vou te refazer a pergunta com uma modificação: O Gol é um carro antigo (ultrapassado)?

Essa pergunta ficou vaga pra você? Eu deveria te falar pelo menos qual a geração do Gol né!? Afinal de contas existem várias gerações do Gol se eu me referir a um Gol G1, sim, ele é antigo, mas se eu estiver falando de um Gol G7 não.

Da mesma forma é com os processadores Intel, o i3 2100 é um processador "antigo e ultrapassado", mas o i3 12100F não. Entre os dois tem uma diferença de muitos anos de tecnologia e aprimoramento da Intel.

A cada ano os fabricantes de processadores lançam uma nova versão e existe ainda no mesmo ano várias versões, como manual e automático, com e sem ar condicionado, direção, etc...

Se a gente for comparar o desempenho, tecnologia, recursos e até mesmo aparência de um Gol G1 com um Gol G7, uma conclusão que vamos tirar é que, não é o mesmo carro, a única coisa que ambos têm em comum é o nome.














Essa analogia podemos aplicar aos processadores que, se comparados em termos de desempenho, tecnologia e recursos podemos tirar essa mesma conclusão NÃO são nem de longe o mesmo processador.

Então a resposta a nossa pergunta inicial é a mesma que você deve fazer quando precisar escolher um processador, não olhe apenas para o modelo isoladamente, olhe também para a geração desse processador, que é tão ou mais importante do que o modelo em si.

Tenho visto diversas lojas se aproveitando dessa falta de conhecimento para vender computadores novos, porém ultrapassados, anunciando ‘’COMPUTADORINTEL CORE I3” sem ao menos especificar a geração.

Quando ver algum computador anunciado sem especificar a geração ou modelo exato do processador, fuja dele, é um processador ultrapassado com certeza.

Para fazer comparativos de processadores você pode usar o site UserBenchmark que dá pra ter uma ideia real da diferença entre processadores de gerações diferentes, mesmo que tenham basicamente as mesmas especificações, é sempre bom analisar os Benchmarks.


Fiz no UserBenchmark a comparação do i3 9ª Geração, e o i3 1ª Geração e a diferença é realmente gigantesca. O processador da 9ª Geração está 135% mais rápido do que o processador da 1ª Geração.































E olhe que estamos falando só de processador, sem contar que a geração mais nova vai suportar melhores placas, memórias com barramentos mais atuais, dentre outras tecnologias.

Agora que você já sabe, da próxima vez que for comprar um Computador ou PC Gamer, não se esqueça, olhe sempre a geração do seu processador, pra não levar gato por lebre.

Você pode sempre contar com a ajuda da Coimbra Virtual para escolher o seu Computador ou PC Gamer, entre em contato conosco através dos nosso telefone 27 3062-3864 , visite nossa loja virtual ou visite nossa loja física em Vila Velha

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement